Apevi - Associação das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedor Individual do Vale do Itapocu
Cejas Fampesc

Notícias

31 de Agosto de 2016 às 17h59min

Plenária aborda possibilidades para empreendedores melhorarem gestão financeira


 A convite da APEVI, o administrador de empresas e consultor Salézio João de Souza falou sobre o tema "Oportunidades de melhoria na gestão financeira da sua Empresa", explicando aspectos que podem auxiliar os empreendedores da região na implementação do planejamento como forma de melhoria da gestão de seus negócios.

Na abordagem feita na segunda-feira durante a plenária ACIJS-APEVI, o especialista relacionou questões importantes para o desenvolvimento da capacidade das organizações se fortalecerem e ampliarem sua presença no mercado, citando providências que os administradores percebem como essenciais ao bom andamento de qualquer empresa e seu posicionamento num ambiente competitivo.

"Um dos primeiros passos para que o empresário promova o crescimento da sua empresa está relacionado com o conhecimento da sua real situação, a partir do levantamento de dados que leve a um diagnóstico com a avaliação de ambientes a partir da identificação da missão com a finalidade e explicitações dos objetivos", explicou Salézio ao lembrar que "planejamento é um processo dinâmico e interativo para determinação de objetivos, políticas e estratégias financeiras atuais e futuras".

A partir das decisões financeiras que sejam tomadas pelos gestores da empresa, afirma o consultor, o empresário tem condições de avaliar as oportunidades potenciais de investimento para a empresa a fim de determinar se devem ou não perseguir esta meta e como afetam no seu dia a dia. Esta análise possibilita conhecer o grau de sucesso nas empresas.

Neste aspecto destaca a importância da orientação a respeito da composição de ativos, estabelecendo os níveis ideais de cada ativo circulante  como caixa, estoque, recebíveis etc., os ativos imobilizados e se deve investir e quanto em edificações, máquinas, entre outras informações. Como base neste diagnóstico, o empresário pode buscar linhas de crédito para o incremento dos negócios, destacando linhas de investimentos em instituições de fomento.

Salézio citou como exemplo os programas de recursos do BNDES, com a disponibilidade de linhas de fomento aplicadas a investimentos em meio ambiente, eficiência energética, reflorestamento, recuperação e uso sustentável das florestas, linhas aplicadas a investimentos em bens de capital, aquisição de bens de capital, leasing de bens de capital, importação de bens de capital, concorrência Internacional, linha aplicada ao financiamento de capital de giro, entre outras situações possíveis.

Outra informação importante deixada pelo consultor é quanto à linhas aplicadas a investimentos em Inovação que podem contemplar recursos reembolsáveis e não reembolsáveis, e as oportunidades em segmentos como o da indústria, comércio, serviços, turismo, agropecuária, desenvolvimento social e urbano, saneamento ambiental, educação, saúde, assistência social, segurança, energia elétrica, setor ferroviário e rodoviário, e as áreas de petróleo e gás natural.



Outras notícias


O que é uma startup?

Nem toda nova empresa é uma startup. Saiba quais são as características que definem este tipo peculiar de empreendimento

Eleição da Diretoria da APEVI Gestão 2019

Foi eleito ontem (03/12) para presidente da Apevi - Associação das Micro e Pequenas Empresas, Empreendedores Individuais e Startups do Vale do Itapocu, o empresário Benyamin Parham Fard.

Apevi agora abrange empresas de tecnologia com potencial de crescimento

A Assembleia Geral Extraordinária aprovou neste dia 26 uma alteração no estatuto