Apevi - Associação das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedor Individual do Vale do Itapocu
Cejas Fampesc

Notícias

13 de Setembro de 2016 às 16h48min

Painel sobre empreendedorismo marca 31 anos da APEVI


Painel sobre empreendedorismo marca 31 anos da APEVI

Para marcar os 31 anos de fundação, completados no sábado, dia 10, a APEVI programou para a plenária desta segunda-feira painel com o tema “Desafios e vitórias em 30 anos -  Histórias de sucesso empresarial”.

O evento, realizado no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul, contou com a presença do primeiro presidente da entidade, João Pedro Steinbach, e apresentou três histórias de empreendedorismo, narrados por Larissa Franzner da Silva (Arco Íris Alimentos), Reinoldo Schulz (Gráfica Régis) e Franco Geovanella (Rendi Estúdio). Ao final da plenária, a APEVI ofereceu coquetel que incluiu o corte de bolo alusivo à data.

A trajetória da Arco Íris foi contada pela engenheira Larissa Franzner da Silva, integrante da segunda geração que mantém a tradicional empresa fundada inicialmente em 1958 como fábrica de biscoitos caseiros no município de Gaspar. Adquirida em 1985 por Emílio da Silva Neto, a empresa se transferiu para Jaraguá do Sul e, desde então, passou por processos de modernização que hoje posicionam a Arco Íris como referência no segmento de alimentos. Do primeiro prédio, de 120 metros quadrados, a empresa hoje ocupa 2.500 metros quadrados e mantém atuação no Brasil e exterior.

Para a jovem empresária, o sucesso que a Arco Íris alcança se deve à visão empreendedora do pai, Emílio. Larissa conta que em 1998 o empresário já se preocupava com a sucessão dos negócios da família. Com a implantação de um conselho formado pelos familiares, a Arco Íris se prepara para o crescimento. Neste período, a empresa passou por transformações em 2011 com a mudança da identidade das embalagens que trariam mais personalidade aos produtos no mercado; em 2014 participaria do projeto Exporta-SC para Micro e Pequenas Empresas; em 2015 com a criação de uma nova logomarca; e em 2016 com a definição de uma identidade única para todas as embalagens e a implantação de uma unidade produtora em segmentos especiais, dentre eles voltados a consumidores com restrições a leite, açúcar e glúten, entre outras inovações.

A história da Gráfica Regis também é marcada pela atitude pioneira de seu fundador, Reinoldo Schulz, que começou a trabalhar na então Gráfica Avenida até fundar em 1986 seu próprio negócio nos fundos da própria casa. Inicialmente a empresa se dedicava à produções de encadernações, contando com um funcionário que trabalhava ao lado de Reinoldo e a esposa Gisela. Em 1992, após se desligar da Gráfica Avenida, o empresário passaria a se dedicar integralmente ao empreendimento, já contando com mais funcionários e ampliando a área física da empresa em 1995. Atualmente a empresa conta com moderna estrutura e mantém uma atuação regional de destaque no fornecimento de impressos que atendem as melhores exigências do mercado.

Com experiência de mais de 10 anos na área, Franco Geovanella falou sobre a atuação da Rendi Estúdio Gráfico, voltada ao desenvolvimento de soluções em publicidade, propaganda e design criativo. A empresa, explicou Geovanella, surgiu há pouco mais de um ano e tem foco na criação de peças que se utilizam de processo manual aplicado ao design tátil e na manipulação de materiais em apoio à comunicação de marcas, produtos e serviços. O empresário assinala que a atividade envolve conceitos de arte aplicado ao design e à propaganda, buscando com isto agregar maior valor ao cliente por meio de novas formas de comunicação.

Antes do painel o fundador da APEVI João Pedro Steinbach foi homenageado pela diretoria, e lembrou a trajetória da entidade, fundada em 10 de setembro de 1985. Ele ressaltou que o projeto de criação da entidade surgiu como uma necessidade para a organização da atividade econômica, pois as micros e pequenas empresas buscavam maior estímulo. A organização de entidades como Fampesc e a Conampi estimularam a uma busca constante por incentivos e estímulos para a micro e pequena empresa, o que permitiu que surgisse com representatividade junto ao segmento.

Na plenária especial o atual presidente, Leandro Schmöckel Gonçalves, também foi homenageado com uma placa de agradecimento pela contribuição ao fortalecimento do associativismo da região.

Integrada às comemorações dos 31 anos da APEVI, a entidade programou outras atividades, como a 7ª Semana do Empreendedor.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação/Ronaldo Corrêa



Outras notícias


Eleição da Diretoria da APEVI Gestão 2019

Foi eleito ontem (03/12) para presidente da Apevi - Associação das Micro e Pequenas Empresas, Empreendedores Individuais e Startups do Vale do Itapocu, o empresário Benyamin Parham Fard.

Apevi agora abrange empresas de tecnologia com potencial de crescimento

A Assembleia Geral Extraordinária aprovou neste dia 26 uma alteração no estatuto

ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA REFORMA DO ESTATUTO

EDITAL DE CONVOCAÇÃO