Apevi - Associação das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedor Individual do Vale do Itapocu
Cejas Fampesc

Notícias

28 de Fevereiro de 2017 às 12h03min

6 razões para expor numa Feira


O seu negócio é comprar ou vender? As feiras e exposições empresariais são excelentes oportunidades para desenvolver o seu negócio. Quer lançar-se num negócio, mas ainda não tem a certeza se a sua ideia é adequada às tendências do mercado? Os eventos, onde seus potenciais concorrentes participam, são os espaços ideais para testar a sua ideia ou avaliar como se deve posicionar face à concorrência. 


Os eventos empresariais são ferramentas de elevado desempenho competitivo e de alto valor acrescentado, que atuam como plataformas de exploração e desenvolvimento de negócios corporativos, e impulsionam as exportações. 

As feiras são também excelentes oportunidades para testar produtos e serviços, ou acompanhar os mais recentes desenvolvimentos na investigação científica relacionada com a sua área de negócio, facilitando a transferência de tecnologia e conhecimento, ou a difusão de inovações. 

Por último, as feiras são importantes eventos de networking, gerando ligações entre os diferentes atores de um determinado ecossistema, e produzindo vínculos sociais que vão criar novas oportunidades para desenvolver o seu negócio.

POR QUE EXPOR NUMA FEIRA OU EXPOSIÇÃO?
Participar numa exposição ou feira permite que o expositor atinja vários objetivos simultaneamente, quer porque as feiras são polos de atração para potenciais clientes, ou porque é onde se apresentam os principais influenciadores de um mercado. 

Expor numa feira deve por isso obedecer a uma estratégia clara, com objetivos bem definidos. Avalie em primeiro lugar o tipo de evento em que vai participar e depois escolha quais são os objetivos mais adequados ao seu negócio, tendo em conta que nem todos podem ser alcançados simultaneamente. Veja aqui 6 argumentos para valorizar o seu investimento:

  • Prospeção: Identificar e conhecer novas perspetivas de negócio ou novos clientes;
  • Apresentação: Lançar um novo produto no mercado, ou criar um novo mercado;
  • Venda: Vender no local ou receber encomendas;
  • Imagem: reforçar a sua reputação no mercado ou apresentar uma estratégia;
  • Relação comercial: Desenvolver as relações de proximidade com os clientes;
  • Parceria: Pesquisar ou desenvolver parcerias.

    Mas as feiras empresariais não são apenas importantes para os expositores. Também os participantes, que se deslocam a este tipo de eventos como visitantes, podem identificar as tendências de um determinado mercado, servindo de inspiração para os seus negócios, ou projetos empresariais ainda em gestação. 

    Conhecer o mercado e sua evolução, ganhando inteligência competitiva para o seu negócio, é fundamental para um empreendedor que esteja a preparar-se para entrar no mercado. Este tipo de eventos é também importante para motivar a sua equipa de vendas, avaliando como os seus produtos e serviços se posicionam relativamente à concorrência.

    FEIRAS E EXPOSIÇÕES SÃO EVENTOS DE NETWORKING
    Os eventos empresariais são construtores de comunidades transversais a uma determinada área de atividade, gerando laços de afinidade com base nos valores, competências, interesses e projetos comuns, e simultaneamente atuando como uma plataforma para a sua difusão. 

    Além dos produtos e serviços exibidos pelos expositores, as feiras expõem ainda os valores transmitidos pela comunidade que constitui o seu ecossistema. Este tipo de eventos contribuem ainda para gerar um círculo virtuoso de atratividade, arrastando, além da comunidade que a compõe, todos os que a ela desejam pertencer e, desse modo, fortalecendo a sua legitimidade e reforçando o seu capital intelectual. 

    Ao tornar-se polo de atração para lá do seu espaço territorial – que na maioria das vezes pode ultrapassar fronteiras – as feiras transformam-se em território virtual que permanece muito para lá dos dias do evento, transformando os laços sociais estabelecidos em ativos intangíveis que agregam vantagens competitivas para o seu negócio.
  •  

    Em 2017 a Apevi promove a FIPES 2017, Feira que acontece de 15 a 18 de agosto de 2017. A FIPES2017 – Feira Industrial de Produtos e Serviços tem como objetivo gerar oportunidades de negócios para o setor produtivo da indústria.

    Para mais informações (47) 3275-7037 ou www.fipes2017.com.br

    Fonte



    Outras notícias


    Apevi firma parceria para a realização do Programa Quero Empreender com a municipalidade

    A Apevi firmou parceria com a Prefeitura Municipal de Jaraguá do Sul, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio, Serviços e Turismo para a realização do Programa Quero Empreender. O programa baseia-se na missão da Apevi que é a de fortalecer as Micro e Pequenas Empresas e os Empreendedores Individuais do Vale do Itapocu através de eventos que agregam conhecimento e desenvolvimento. A parceria firmada em 10 maio segue até 31 de dezembro de 2018. Serão 4 encontros durante o ano e a programação pode ser acompanhada através das redes sociais da Apevi. Mais informações através do telefone 3275 7004 ou [email protected]

    Faça seu certificado digital!

    O Certificado Digital é uma assinatura com validade jurídica que garante proteção às transações eletrônicas e outros serviços via internet, permitindo que pessoas e empresas se identifiquem e assinem digitalmente de qualquer lugar do mundo com mais segurança e agilidade.

    Segurança industrial e contraespionagem na agenda empresarial, nesta segunda (26), no CEJAS

    O coronel Eugênio Moretzsohn, que atua como consultor de segurança e inteligência, é convidado da plenária semanal da ACIJS e APEVI nesta segunda-feira, dia 26, em palestra gratuita à associados e comunidade, no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul.