Apevi - Associação das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedor Individual do Vale do Itapocu
Cejas Fampesc

Notícias

29 de Outubro de 2018 às 18h07min

Brasil é cheio de oportunidade para quem quer empreender


O Brasil é um país cheio de oportunidade para quem está disposto a resolver problemas. Soluções para melhorar atendimento, aumentar produtividade em determinados setores e até mesmo atender necessidades básicas da população. Muitas vezes são resultado da falta de ação do poder público que vira um prato cheio para o empreendedor que está atento.

Flávio Zaclis gerencia o fundo de investimentos Barn que faz aportes em startups que atendem a diversos setores e para ele o que importa é resolver problemas reais. “Não adianta criar produto ou serviço que não está sendo demandado pela população. Não precisa ter soluções mirabolantes”, explica.

Zaclis diz que o empreendedor que tem um propósito e está engajado em melhorar alguma realidade desiste menos diante de todos os problemas que vão surgir durante a construção de um negócio.

 

"Gerar impacto é, cada vez mais, um fator importante na análise de investidores."

 

O fundo gerenciado por Bruno investe em startup com soluções para construção civil, um setor que representa até 10% do PIB nacional e é carente de inovação. O mercado de construção civil emprega muita mão de obra e tem impacto na questão de moradia, que é um dos grandes problemas do país. Bruno explica que desenvolver soluções para o setor gera impactos diretos e indiretos. “É possível, por exemplo, criar soluções para deixar o preço mais competitivo, baixar custo de obra, melhorar o processo de venda, permitindo maior acesso ao produto”, diz.

A conclusão aqui é que existe oportunidade em praticamente todos os setores e investidores dispostos a apostar em startup que resolvem problemas reais. Então, por que ficar esperando eleger pessoas para resolvê-los ou em vez de criarmos nossa própria solução?

 

(FONTE: https://g1.globo.com/economia/pme/pequenas-empresas-grandes-negocios/noticia/2018/10/28/brasil-e-cheio-de-oportunidade-para-quem-quer-empreender.ghtml)



Outras notícias


Conheça as características que um empreendedor precisa ter para abrir um negócio

O coordenador do Núcleo de Empreendedorismo da USP mostra as quatro características de quem quer abrir um negócio próprio. Para começar, precisa gostar de resolver problemas.

Gestão Empresarial

O que preciso observar em minha empresa para ter sucesso?

11 dicas para conduzir reuniões de resultado

Confira 11 dicas para alcançar resultados eficazes em encontros de grupos de trabalho em uma reunião.