Apevi - Associação das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedor Individual do Vale do Itapocu
Cejas Fampesc

Notícias

08 de Novembro de 2018 às 17h58min

Conheça as características que um empreendedor precisa ter para abrir um negócio


Você tem uma ideia para montar uma startup e não sabe se nasceu pra ser dono de um negócio? Existem características que é preciso desenvolver para se tornar um empreendedor na área de tecnologia.

Artur Vilas Boas é coordenador do Núcleo de Empreendedorismo da USP, a Universidade São Paulo. Qualquer aluno, de qualquer disciplina, pode frequentar todos os laboratórios. O único requisito: querer empreender. “A gente está aqui pra estimular o desenvolvimento de competências, formar mais o aluno pra empreender. São habilidades que qualquer um pode aprender”, ressalta.

Para ajudar nessa formação, Artur fez uma pesquisa e elaborou uma lista de habilidades do empreendedor na área de tecnologia.

Conheça as quatro características do empreendedor

 

  • Ter resiliência: determinação, persistência, capacidade de resistir e se manter.
  • Humildade: o empreendedor não pode achar que só ele tem razão. É saber ouvir, usuário, cliente, ouvir equipe, mentores.
  • Pragmatismo: ter uma ideia e não guardar, não ficar dando voltas, só sonhando, colocar em execução, fazer acontecer.
  • Criativo: saber resolver problemas de maneira diferente. Com essas quatro características e boas ideias, é só arregaçar as mangas e olhar pro futuro.

 

Resiliência é a primeira. “Capacidade de lidar com pressões emocionais, com dificuldades. Você vai ter decepções, vai perder cliente, vai lá embaixo, mas a habilidade de voltar e no outro dia estar disposto, fazer tudo acontecer de novo, influencia muito”, explica.

Humildade é a segunda característica. “A humildade, eu sempre falo, não é andar com a cabeça baixa, é saber entender o outro, a dor do outro, pra criar soluções pensadas na dor do outro”, esclarece.

A terceira caracteristica: pragmatismo. “Se você tem uma ideia, não guarde, não fique dando voltas, sonhando, só coloque em execução, faça acontecer.” E, por fim, um empreendedor de startup tem que ser criativo: saber resolver problemas de maneira diferente. Com essas quatro caracteristicas e boas ideias, é só arregaçar as mangas e olhar pro futuro!!

“A gente mostra para os alunos as competências e quando ele empreender ele vai lembrar e resgatá-las. A gente está nutrindo ele, do que ele vai precisar no futuro”, comenta. 

(FONTE: https://g1.globo.com/economia/pme/pequenas-empresas-grandes-negocios/noticia/2018/10/07/conheca-as-caracteristicas-que-um-empreendedor-precisa-ter-para-abrir-um-negocio.ghtml)



Outras notícias


Empreendedorismo jovem: 5 passos simples para começar a planejar o futuro profissional

O ano acabou de começar e, com ele, novos planejamentos de vida tomam a mente de cada ser humano existente. Pessoais ou profissionais, todo mundo tem metas, mas na hora de planejar como alcançá-las, o bicho pega.

O que é uma startup?

Nem toda nova empresa é uma startup. Saiba quais são as características que definem este tipo peculiar de empreendimento

Eleição da Diretoria da APEVI Gestão 2019

Foi eleito ontem (03/12) para presidente da Apevi - Associação das Micro e Pequenas Empresas, Empreendedores Individuais e Startups do Vale do Itapocu, o empresário Benyamin Parham Fard.